Prêmio Band Cidades Excelentes 2025: confira as cidades vencedores da Bahia

por Frank de Castro

Com o objetivo de transformar a realidade dos municípios e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos no estado a Band Bahia realizou, na noite da terça-feira (18), no auditório jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o Band Cidades Excelentes 2025.

Os vencedores do prêmio principal, nas boas práticas de gestão pública no IGMA geral ficaram as cidades: na categoria menor que 30 mil habitantes, Madre de Deus, na categoria entre 30 mil e 100 mil habitantes, Irecê, e acima de 100 mil habitantes, Luís Eduardo Magalhães (confira todos os ganhadores abaixo).

O vice-governador do estado, Geraldo Júnior, parabenizou pela iniciativa da emissora e em seguida falou da importância e valorização das gestões municipais. “Primeiro agradecer ao grupo Band, agradecer a esse grupo de rádio, de TV de excelência, agradecer e parabenizar em nome da Bahia, do Norte, do Nordeste, agradecer ao queridíssimo diretor-presidente Augusto, saudando ele, saudar todos os profissionais, todos os colaboradores da emissora, toda a sua diretoria pelo trabalho de excelência. Prêmio Band Cidades Excelentes na inclusão social, na área da saúde, da educação, da infraestrutura, do desenvolvimento econômico com eficiência e com qualidade, com justiça social e com justiça ambiental”.

“E esse é o papel, prefeitos e prefeitas da Bahia, independentemente de posições partidárias ou ideológicas, dos 27 territórios de identidade, breve ainda este ano, terá uma premiação nacional e vamos torcer que a Bahia esteja na vanguarda desse processo, que haja a representação do Nordeste, porque nós temos prefeitos e prefeitas que representam o municipalismo, o associativismo e é isso que a Band coloca como carro-chefe no processo da inclusão social e no desenvolvimento de um Estado, de um território e mesmo, por que não falar, dos Estados da Federação”, completou Geraldo Júnior.

A iniciativa que acontece também em todos os estados do país é do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila. Além disso, vai ocorrer uma cerimônia em Brasília com os gestores públicos do Brasil para premiação das melhores cidades do país em cada pilar, considerando a categoria populacional.

Ao lado do vice-governador, o diretor regional da Band Norte/Nordeste, Augusto Correia Lima, enfatizou que o grande vencedor do prêmio é a sociedade. “Estamos em mais uma edição do Prêmio Cidades Excelentes e o objetivo principal do Grupo Band é compartilhar essas boas práticas para que isso possa, no nosso caso aqui, do Estado da Bahia, que as boas práticas sejam disseminadas por todo o Estado e, na verdade, o grande vencedor desse prêmio é a sociedade, que vai ganhar, cada dia mais, um bom gestor, uma boa gestora”.

A deputada estadual Fabíola Mansur que também marcou presença na cerimônia valorizou a iniciativa, principalmente, como disse, por ser municipalista.

“Olha, primeiro quero parabenizar a iniciativa da Band, desse prêmio Band Cidades Excelentes, porque como municipalista que sou, a gente precisa reconhecer as boas práticas nas áreas da saúde, de educação, de infraestrutura, as boas práticas de gestão, de governança, de transparência. E isso é muito bacana que um veículo televisivo possa exaltar e hoje aqui na nossa Casa Assembleia Legislativa premiar aquelas que foram, que se sobressairam e que podem servir de exemplo para outras cidades”.

“E claro, eu tenho a minha torcida aqui, a gente tá aqui torcendo lá pra cidade de Irecê, a qual a gente representa. Espero que o reconhecimento tanto do atual prefeito Murilo Franca, como do ex-prefeito Elmo Vaz, a gente sabe que já tem alguns prêmios, alguns selos de transparência na educação e a gente espera que a Band possa também reconhecer Irecê mais uma vez”, apoiou a deputada.

Algumas das Cidades Premiadas

O prefeito de Guajeru, Jilvan Teixeira (Galego), que venceu no pilar Saúde e Bem-estar na categoria município menor que 30 mil habitantes demonstrou o momento de alegria com a premiação.  

“É um prazer estar aqui hoje, entre os finalistas aqui do Band de Cidades Excelentes em Saúde e Bem-Estar. E pra gente é uma honra poder hoje estar recebendo aqui esse título. Isso graças a uma gestão humanizada, dedicada, competente, onde nós construímos uma equipe que de fato faz a diferença na vida das pessoas. Então hoje é um momento de muita alegria e isso aqui só faz com que cada dia mais nós podermos dedicar com eficiência para fazer uma gestão de qualidade e de fato cuidar daqueles que mais precisam, que é o nosso povo”, manifestou Jilvan.

Vale ressaltar que a avaliação dos municípios é feita com base no ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma desenvolvida pelo Instituto Aquila. Os seis pilares do Band Cidades Excelentes 2025 foram: Educação, Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Púlica; e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.

Já o prefeito Roney Francisco, da cidade de Licínio de Almeida, parabenizou a Band e agradeceu à população, colaboradores e servidores.

“Quero parabenizar o Grupo Bandeirantes por essa iniciativa, esse grande evento. É um orgulho muito grande estar representando o meu município, representando o meu povo. E agradecer a todos os colaboradores, a todos os servidores do nosso município, os nossos vereadores, os nossos secretários. Então, assim, esse prêmio é mérito de vocês”, disse Roney.

O município ficou na segunda colocação no prêmio principal, IGMA Geral, na categoria em cidade menor que 30 mil habitantes.

O prefeito de Guanambi, Arnaldo Azevedo (Nal), falou do sentimento de estar sendo premiado por boa gestão pública. A cidade também ficou no segundo lugar no prêmio principal, no entanto, em município entre 30 mil e 100 mil habitantes.

“O sentimento de muita felicidade e honra de estar representando o município que eu amo muito, o município de Guanambi, que foi indicado por essa premiação, Band Cidades Excelentes. E eu fico muito honrado de estar aqui junto com outros colegas prefeitos que também estão fazendo uma bela gestão. E espero que Guanambi receba este prêmio para que a gente possa levar para toda a nossa comunidade, representando, sim, a força que a nossa cidade tem ali no Sudoeste baiano”.

Por motivo de um compromisso, o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, não pode comparecer na noite de premiação, mas foi representado pelas secretárias de Comunicação e Educação, que foram agraciadas com o prêmio no pilar Educação, na segunda colocação, na categoria de cidade acima de 100 mil habitantes.  

A secretária de Comunicação de Juazeiro, Gisa Ramos, celebrou o trabalho que “está surtindo efeito”.

“Então, é um motivo de muita alegria e nós cremos que não estamos aqui como finalistas, nós já cremos que vamos sair daqui com o prêmio na mão…é a primeira vez que o município de Juazeiro é finalista e está aqui sendo reconhecido, e por isso a gente celebra, e a gente percebe que o trabalho que a nossa gestão começou esse ano, através do prefeito Andrei, da secretária de Educação Maéve, está surtindo efeito, e por isso, nós estamos muito gratos”.

A secretária de Educação de Juazeiro, Maéve Melo, enalteceu o trabalho realizado pela gestão municipal.

“E a gente está muito feliz de estar aqui, representando o nosso prefeito, que não pôde estar aqui hoje, por outros compromissos, mas, estamos felizes porque a gente está concorrendo na categoria de educação. E a gente fez um trabalho, assim, muito grande durante todo o ano, nossa rede municipal de ensino trabalhou muito, e estar aqui, já entre os finalistas, já é um reconhecimento, de que não foi à toa, de que a gente está no caminho certo. Então a gente está muito feliz e confiante, de que a gente vai sair com o prêmio”, concluiu a secretária.

De acordo com o Instituto Aquila, para a premiação Nacional, ainda a ser realizada, os pilares e categorias populacionais se mantém os mesmos da etapa Estadual. Já, para o IGMA, a categoria populacional é diferente da estadual, conforme abaixo:

Categorias populacionais

– Menor ou igual a 30 mil habitantes

– Entre 30 mil e 100 mil habitantes

– Entre 100 mil e 500 mil habitantes

– Acima de 500 mil habitantes

– Capitais

Notícia reproduzida na íntegra, conforme publicação original da Band. Fonte: https://bandba.com.br/band-cidades-excelentes-2025-valoriza-mais-uma-vez-a-gestao-publica-e-anuncia-em-cerimonia-os-vencedores/

Compartilhe: