Torne-se um Gestor na
Educação de Gramado

Processo de Escolha dos Diretores e Vice-Diretores
da Rede Municipal de Ensino de Gramado

Prepare-se para uma
gestão de resultados

Início do curso: 1º de abril de 2025

Início do curso:
1º de abril de 2025

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Aquila, convida você, professor, orientador ou supervisor escolar da Rede Municipal, a dar um novo passo na sua trajetória profissional. Se você sonha em ocupar uma posição de liderança e deseja se preparar para os desafios da gestão escolar, esta é a sua oportunidade!

A Formação de Diretores e Vices foi criada para capacitar profissionais do Magistério Público Municipal que almejam se tornar diretores e vice-diretores, fornecendo as ferramentas e conhecimentos essenciais para exercer essas funções com excelência. Uma jornada desenvolvida para transformar sua visão sobre educação e gestão.

Por que participar?

Pré-requisitos para inscrição às funções de diretores e vice-diretores:

  • Ser concursado (a) do quadro do magistério da Rede Municipal de Ensino de Gramado;
  • Possuir vínculo funcional de, no mínimo, 2 anos com a Rede Municipal de Ensino de Gramado, até a data das inscrições;
  • Possuir curso de licenciatura completo;
  • Apresentar o certificado de conclusão do curso de gestão escolar ofertado pela SME no ano de 2025;
  • Elaborar e entregar Plano de Gestão referente à escola pretendida, conforme modelo a ser disponibilizado no Edital;
  • Apresentar Alvará de Folha Corrida, emitida pelo TJRS;
  • Apresentar Certidão Negativa de Improbidade Administrativa, emitida pelo CNJ;
  • Apresentar Certidão, emitida pela Secretaria da Administração de Gramado, que comprove não ter sido condenado (a), nos últimos 5 anos, em sindicâncias ou processos administrativos disciplinares.
  • Para obtenção do certificado, o aluno precisará comparecer a 75% das aulas e obter média mínima 7 (sete) nas atividades avaliativas

Trilha Formativa do Curso

Módulos do Programa

Aula Inaugural: Introdução ao Ciclo Virtuoso da Aprendizagem.

Eixo 1: Direcionamento e Implementação Estratégica

  1. Autoconhecimento e Liderança: personalidade; perfis de liderança; PDI
  2. Legislação Educacional: Diferenças entre Ato Regulador e Ato Regulamentador, Marcos Legais (Constituição Federal, LDB, ECA, PNE, Ensino de 9 anos, Matrícula Obrigatória aos 4 anos de idade, Educação Digital), Marcos Curriculares (PCNs, DCNs, BNCC, Computação e Base Nacional Comum de Competências do Diretor)
  3. Planejamento Escolar: indicadores; análise de dados; diretrizes (Plano de Governo, PPA, Plano Municipal de Educação); análise de contexto; ferramentas de gestão; identidade organizacional; mapa estratégico; metas; projetos; plano de ação

Eixo 2: Ambiente de Ensino

  1. Gestão da Inclusão: diversidade; acolhimento às diferenças; migrantes e imigrantes; relações étnico-raciais; acessibilidade atitudinal; educação especial; conflitos/bullying

  2. Gestão da Inovação: LGPD; recursos tecnológicos, Utilização de tecnologias de forma consciente na sala de aula; redes sociais; uso dos celulares; inteligência artificial

  3. Gestão da Infraestrutura: intencionalidade pedagógica dos espaços físicos; configuração das salas de aula; aquisições de mobiliários voltados às necessidades dos estudantes

Eixo 3: Comunidade Educacional

  1. Governança: responsabilidades e atribuições (legais e morais); gestão do tempo; postura e conduta
  2. Gestão de Pessoas: clima organizacional; conflitos; recepção e acolhimento de servidores; avaliação de desempenho, segurança emocional
  3. Comunicação Institucional: colaboração com as famílias; comprometimento e engajamento; técnicas de comunicação; relacionamento com órgãos externos; comunicados oficiais da escola; técnicas de escrita

Eixo 4: Maturidade de Gestão

  1. Processos Administrativos: processo de matrícula; gestão da alimentação escolar; efetividade; censo escolar; quadro de lotação, patrimônio
  2. Processos Financeiros: gestão de compras; emendas parlamentares; recursos federais; recursos estaduais; prestação de contas; elaboração e acompanhamento de orçamentos
  3. Processos Pedagógicos: acompanhamento planos de aula; busca ativa; formações continuadas; reuniões pedagógicas

Eixo 5: Aprendizagem Efetiva

  1. Habilidades Cognitivas e Socioemocionais: competências e habilidades; metodologias de ensino; práticas pedagógicas inovadoras; práticas de escuta; rodas de conversa; círculos de paz; tipos de aprendizagem
  2. Processos avaliativos: instrumentos do professor; avaliações externas; cultura da avaliação

Aula de Encerramento:

  • Reflexões sobre liderança;
  • Alinhamento e conexão dos eixos;
  • Autoavaliação;
  • Avaliação do curso.

Observação: para obtenção do certificado, o aluno precisará comparecer a, pelo menos, 75% das aulas e obter média mínima 7 (sete) na avaliação final.

Inscreva-se e transforme sua carreira!

Período de inscrição

12 a 26 de março de 2025.

Início do curso

1º de abril de 2025.

Modalidade

Híbrida: 50h presencial e 30h remoto

Garanta sua vaga agora!