por Frank de Castro
A premiação das melhores gestões púbicas aconteceu na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), na noite da quarta-feira (5). Foram agraciados no Band Cidades Excelentes 2024, em sua quarta edição, os municípios baianos com melhores índices em áreas diversas da gestão municipal (confira no final a lista completa dos municípios vencedores).
Foram premiados os três melhores nas categorias populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, foram os seis pilares utilizados para avaliar as cidades que estão na disputa pelo reconhecimento.
O diretor regional Norte/Nordeste da Band, Augusto Correia Lima, considerou a premiação entre as mais importantes do evento que tem a parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila.
“Em todas as etapas do Band Cidades Excelentes, essa foi a mais importante. Porque essa consolida os quatro anos desta gestão de todos os prefeitos. Então, esses prefeitos que hoje foram premiados aqui, eles podem se orgulhar, eles representam a excelência da gestão pública na Bahia”, explicou o diretor.
A plataforma Aquila, responsável pela pesquisa, é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final.
No prêmio principal (IGMA geral) para municípios de até 30 mil habitantes, Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador, ficou em primeiro lugar.
O prefeito Dailton Filho destacou o trabalho da equipe e todos que contribuíram para o destaque do município. “Eu acho que através do município a gente cresce, o país, e todo mundo faz sua parte, e todos ganham. Então, a gente saber que este prêmio, melhor prêmio da noite traz pra gente este presente. Em nome da minha cidade, em nome do meu povo, agradeço a todos, minha equipe, e a todo mundo que contribuiu de alguma forma para que a gente pudesse mostrar o trabalho”.
Amargosa, no recôncavo, foi premiada no IGMA geral das cidades entre 30 mil e 100 mil habitantes. O secretário de Administração e Finanças do município, Joanildo Borges, agradeceu “a conquista pelo prêmio na categoria de educação e disse estar honrado”.
Já para as cidades com mais de 100 mil habitantes, Salvador foi a mais bem avaliada. “Aqui são dados oficiais, não são dados da prefeitura de Salvador, não são dados produzidos pelas gestões municipais. Então, são dados dos órgãos oficiais de forma técnica com bases nas informações, que se chega à conclusão de quem deve ser premiado”, destacou o prefeito Bruno Reis que é candidato à reeleição para o comando do Palácio Tomé de Souza, para os próximos quatro anos.
Quinho, o presidente da UPB, valorizou a premiação destacando a grandeza da municipalidade perante a responsabilidade do gestor. “Muito feliz, a Band sempre realizando grandes eventos nos Cidades Excelentes, e sem dúvida nenhuma vem pra demonstrar a grandeza da municipalidade quanto a responsabilidade do gestor. Essa premiação do Instituto Aquila faz com que o gestor tenha mais dinamismo, mais vontade de fazer com que as coisas aconteçam definitivamente no seu município. Então, é só parabenizar a Band por ter realizado um ótimo trabalho, dento da municipalidade”, finalizou o chefe da União dos Municípios da Bahia.
Os jornalistas da Band Bahia Carolina Rosa e Victor Pinto conduziram a premiação mais uma vez, como aconteceu no ano passado, e com o auditório repleto de gestores municipais, convidados e imprensa.
O deputado estadual Eduardo Sales valorizou a premiação ao citar as dificuldades que existem em uma gestão municipal. “Sem dúvida um momento grandioso para todos esses gestores que hoje sobem ao pódio. Na verdade, essa premiação é um fruto de trabalho árduo, difícil, porque ser gestor público sem dúvida é muito difícil. Eu tive a oportunidade de passar seis anos na Secretaria Estadual de Agricultura, não como gestor municipal, mas como um gestor estadual, e vi as dificuldades que existem, e que uma ‘besteira’ se emperra uma gestão. Então, esses prefeitos que estão aqui recebendo esse prêmio precisam ser aplaudidos, porque dedicam a vida pelos municípios. Parabéns a todos!”
Etapa Nacional
Na Etapa Nacional, que acontece no dia 1º de julho, estarão aptos a concorrer apenas os vencedores da Etapa Estadual, premiando os melhores desempenhos nos 6 Pilares e no IGMA. Para a premiação Nacional, os pilares e categorias populacionais se mantém os mesmos da Etapa Estadual. Já, para o IGMA, a categoria populacional é diferente da estadual, conforme abaixo:
Categorias populacionais
- Menor ou igual a 30 mil habitantes
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes
- Entre 100 mil e 500 mil habitantes
- Acima de 500 mil habitantes
- Capitais
Notícia publicada na íntegra.
Fonte: https://www.aquila.com.br/cbic-conhece-igma-e-discute-parceria-com-instituto-aquila/