Colaboração técnica com o Aquila amplia a análise dos indicadores educacionais e apoia municípios na definição de ações para avançar na alfabetização e no Ideb
No programa “Gestão com Identidade”, exibido no último sábado (15), o secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, detalhou as estratégias que levaram o estado ao topo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o transformaram em referência nacional em gestão educacional baseada em evidências. Ao conversar com a apresentadora Natália Godoy Porto, ele explicou como planejamento, tecnologia e integração de dados vêm reestruturando a qualidade do ensino público paranaense.
Segundo Miranda, o grande avanço começou com a decisão de unificar processos e criar uma rede educacional realmente articulada. “Organizamos a rede como um sistema único. Hoje entregamos ao professor exatamente onde o aluno tem dificuldade, e isso gera resultado”, afirmou. Com 7.500 planos de aula estruturados, avaliação trimestral e 28 mil professores em formação continuada, o modelo permitiu uma intervenção rápida nas defasagens de aprendizagem.
Dentro desse esforço, a parceria com o Aquila contribuiu ao oferecer suporte técnico na organização das informações e no monitoramento dos indicadores do ICMS Educacional, ampliando a capacidade das equipes municipais de analisar seus resultados e planejar ações de melhoria.
Segundo o secretário, esse apoio ajudou a tornar mais claro para cada município onde concentrar esforços para avançar na alfabetização e no Ideb. “Nós temos uma lei estadual no Paraná que estabelece que 10% do ICMS repassado aos municípios está atrelado a indicadores educacionais. O Aquila ajudou a organizar esse trabalho e contribuir com os municípios, organizando esses dados e mostrando onde cada um precisa melhorar para avançar na alfabetização e no Ideb.”, explicou.
Roni destacou ainda que esses avanços têm impacto direto no financiamento educacional. “Isso vai gerar mais receita para o município, não só no ICMS, mas também no VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), que é um recurso federal do Fundeb, gerado por resultados, mas também por equidade, pelo avanço na diminuição das desigualdades educacionais, entre raça, condição social, e tudo isso melhora a performance dos municípios.”, afirmou.
Segundo ele, a melhoria dos indicadores fortalece toda a rede: “melhorando a condição dos municípios, esses estudantes da rede municipal […]serão no futuro estudantes da rede estadual do Paraná. Com isso, estamos plantando o futuro. Ou seja, é um governo que tem planejamento, e um planejamento extremamente estratégico para que, no futuro, a gente consiga formar melhor os nossos estudantes no ensino médio.”
A tecnologia também ocupa papel central nessa transformação. O Paraná utiliza plataformas gamificadas, inteligência artificial para correção de redações, ferramentas de programação e até chamada automatizada por foto.
“Com esses dados, o diretor sabe no dia seguinte quem mais faltou e consegue intervir. Passamos de 75% para quase 88% de frequência no Ensino Médio”, destacou.
Outro pilar é o trabalho conjunto com os municípios. O programa “Educa Juntos”, inspirado na experiência do Ceará, leva materiais de alfabetização, avaliações e formação continuada às redes municipais.
“Estamos facilitando a vida dos professores e reduzindo desigualdades. Quando o município melhora, o futuro estudante já chega mais preparado ao Ensino Médio”, explicou.
Para os próximos anos, Roni afirma que o grande desafio é elevar o desempenho em matemática. “Vamos investir pesado na formação dos professores e em um currículo alinhado ao que realmente importa para a vida dos estudantes”, afirmou.