O Sistema Arapuan de Comunicação premiou, na noite desta sexta-feira (31), prefeitos de cidades paraibanas na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes. A cerimônia aconteceu no Teatro do Sesc Centro, em João Pessoa, e reuniu autoridades, gestores públicos e jornalistas. O evento foi apresentado pelos jornalistas Luís Tôrres e Cacá Barbosa.
Os municípios foram avaliados em três categorias populacionais: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes, e acima de 100 mil habitantes. Ao todo, 18 prefeituras foram reconhecidas por seus resultados e projetos de destaque em áreas como Governança, Educação, Saúde, Infraestrutura, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico. O público poderá conferir a cerimônia completa em uma edição especial que será exibida pela TV Arapuan no dia 14 de novembro.
Segundo Raimundo Godoy, fundador do Instituto Aquila, responsável pelo índice de avaliação, o prêmio reconhece o esforço e os resultados alcançados pelos gestores. “Iniciamos essa jornada em 2021 com 39 indicadores e hoje são 72. Em 2025, chegamos a 487 finalistas, um marco que mostra a relevância desse movimento”, afirmou.
O presidente do Sistema Arapuan, João Gregório, destacou a importância do reconhecimento e o impacto na gestão pública: “Espero que esses prefeitos continuem cuidando bem da saúde, educação e infraestrutura. Zelar pelo bem público é sempre premiado com este troféu. Este prêmio inspira gestores a transformar realidades e beneficiar a população”, disse. Já o CEO Daniel Nobre ressaltou a parceria e o valor do reconhecimento: “A TV Arapuan se orgulha em apoiar um projeto que valoriza o trabalho sério e comprometido de prefeitos e gestores. É um momento de reconhecimento, mas também de inspiração, porque mostra que boa gestão transforma vidas”.
O prêmio utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma que aplica inteligência artificial para avaliar 72 indicadores de desempenho em seis pilares: Governança, Educação, Saúde, Infraestrutura, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Vencedores por categoria
Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
- Até 30 mil habitantes: Picuí – José Ranieri
- 30 mil a 100 mil habitantes: Queimadas – Delúsia Barros
- Acima de 100 mil habitantes: João Pessoa – Cícero Lucena
Educação
- Até 30 mil habitantes: Água Branca – Marluce Veras
- 30 mil a 100 mil habitantes: Monteiro – Ana Paula Barbosa
- Acima de 100 mil habitantes: Patos – Nabor Wanderley
Saúde e Bem-Estar
- Até 30 mil habitantes: São José do Sabugi – Emanuel Domiciano
- 30 mil a 100 mil habitantes: Cajazeiras – Corrinha
- Acima de 100 mil habitantes: Patos – Nabor Wanderley
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
- Até 30 mil habitantes: Várzea – Paulo Nóbrega
- 30 mil a 100 mil habitantes: Guarabira – Léa Toscano
- Acima de 100 mil habitantes: João Pessoa
Sustentabilidade
- Até 30 mil habitantes: Pilõezinhos – Marcelo Matias
- 30 mil a 100 mil habitantes: Cabedelo – André Coutinho
- Acima de 100 mil habitantes: Campina Grande – Bruno Cunha Lima
Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
- Até 30 mil habitantes: Coxixola – Nelsinho Honorato
- 30 mil a 100 mil habitantes: Cabedelo – André Coutinho
- Acima de 100 mil habitantes: João Pessoa
IGMA Geral
- Até 30 mil habitantes: Santa Luzia – Henry Lira
- 30 mil a 100 mil habitantes: Guarabira – Léa Toscano
- Acima de 100 mil habitantes: Campina Grande – Bruno Cunha Lima
Os vencedores da Paraíba avançam para a fase nacional, marcada para 15 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). Lá, serão anunciadas as melhores performances do país nos seis pilares e no IGMA geral.
Considerado o “Oscar da gestão pública brasileira”, o prêmio reforça o compromisso da TV Arapuan e do Grupo Bandeirantes com a valorização da gestão eficiente e o impacto positivo na vida dos cidadãos.


Notícia reproduzida na íntegra, conforme publicação original da Band. Fonte: https://paraiba.com.br/sistema-arapuan-premia-prefeitos-da-paraiba-no-premio-band-cidades-excelentes/