Cidades Excelentes: Band premia melhores cidades do RJ em evento na Zona Sul

Prêmio elegeu os municípios com a melhor gestão pública do Rio de Janeiro. Areal, Niterói e Vassouras levaram as três principais categorias.

A final estadual da premiação ‘Cidades Excelentes’ aconteceu hoje (18), no auditório da Fecomércio, na Zona Sul do Rio, e elegeu o melhor município do estado do Rio em diversas categorias.

São 5.570 municípios brasileiros avaliados, sendo 92 municípios do Rio de Janeiro. O instrumento de análise e julgamento para a premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), do Instituto Aquila, que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas sobre todas as cidades.

Nesta 4ª edição, a premiação adicionou mais um critério de avaliação. Enquanto edições anteriores utilizaram apenas um sistema de notas, o evento desse ano também considerou o desempenho de cada prefeitura nos últimos 4 anos, avaliando a evolução nos índices de desenvolvimento. Thiago Brandão, sócio do Instituto Aquila, falou um pouco da importância dessa novidade.

“Então, como que o prefeito recebeu a cidade em 2021, como que ele vai entregar em 2024? O objetivo de qualquer prefeito é entregar a cidade infinitamente melhor do que ele recebeu”.

Os pilares analisados do IGMA são: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Das três principais categorias, Areal, no Sul Fluminense foi o município vencedor com 30 mil habitantes ou menos. Entre 30 mil e 100 mil habitantes a vitória ficou com o município de Vassouras, também no sul do estado. E na última categoria, de municípios com 100 mil habitantes ou mais, a grande campeã foi Niterói, representante da região metropolitana.

Paulo Bagueira, vice-prefeito de Niterói, salientou que progresso é fruto de um trabalho contínuo e surge no longo prazo.

“Niterói vem construindo bons resultados e isso não foi construído em quatro anos ou em um ano. Foram gestões com continuidade. E ouvindo a população nós criamos os resultados. Então acho que o grande diferencial é a participação popular nas decisões do governo”.

Agora as cidades vencedoras participarão da etapa nacional disputada em julho, em Brasília.

*Sob supervisão de Christiano Pinho

Crédito da foto: Eduardo Uzal/Band Rio

Compartilhe: